Registro

A carreira contábil e as suas possibilidades de crescimento

|

A contabilidade continua no ranking das áreas mais promissoras em 2020, aliada à tecnologia. A Page Group realizou um levantamento e o publicou na revista Você S/A, mostrando que a economia brasileira está passando por grandes transformações e, diante disso, 38 cargos terão destaque no mercado de trabalho.

Entre eles, é possível identificar oportunidades aos profissionais da contabilidade em, pelo menos, sete áreas: analista contábil, controller, líder, diretor e especialista em planejamento financeiro, analista de finanças estruturadas e especialista de controles internos, risco e compliance.

Ademais, a contabilidade também é destaque no Guia Salarial 2020, da recrutadora Robert Half. O relatório da empresa traz as áreas de Finanças e Contabilidade como segmentos de retomada de crescimento. De acordo com o levantamento, as empresas estão implementando sistemas de business intelligence (BI) e criando oportunidades diferenciadas no mercado de trabalho para profissionais que tenham a capacidade de olhar as operações por ângulos diferentes e fazer projetos mais precisos e inovadores.

Habilidades mais demandadas:

- Visão estratégica

- Boa comunicação

- Dinamismo

- Capacidade de Influencer

- Domínio do idioma em Inglês

- Visão do negócio

- Orientação a resultados

- Perfil multidisciplinar

 

Posições em destaque:

- Planejamento financeiro

- Auditoria/Compliance

- Finanças comparativas

Além disso, oportunidades na área da Tecnologia da Informação também abrem espaço para a Contabilidade. A associação global Panorama Search fez um levantamento o qual reúne empresas de recrutamento executivo, realizado com exclusividade para a revista Você S/A, também mostra que a área da “ciência de dados” tem ganhado destaque.

Entretanto, é preciso ressaltar que: “A figura do contador clássico seguirá existindo, mas cada vez mais o mercado está se transformando, gerando novas oportunidades para aqueles que pensam em quebrar paradigmas. Por que o contador não pode atender pessoa física, por exemplo?” É o que diz a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Ana Tércia Lopes, em entrevista concedida à Unidade de Comunicação da FADISMA.

Um profissional da contabilidade atento ao mercado, atualizado e criativo poderá posicionar-se no mercado como um consultor – alguém que orienta outros profissionais liberais na regularização de sua atividade.

Muito se falou na extinção da carreira contábil em função da corrida tecnológica, porém as novas ferramentas são, na verdade, aliadas dos bons profissionais. Afinal, por que gastar energia e valiosos minutos montando tabelas “na mão” quando são diversos os softwares de contabilidade gerencial disponíveis, por exemplo?

De acordo com o The Future of Jobs Report 2018, relatório apresentado no Fórum Econômico Mundial, o contador clássico, que cuida do livro-caixa, dos pagamentos etc., está classificado como um profissional redundante, entretanto, uma máquina, por mais evoluída que seja, não tomará as rédeas num processo decisório dentro de uma empresa.

E é aqui que o profissional da contabilidade do futuro entra: ele atuará como um gestor, um analista de dados, como um conselheiro – alguém capaz de, através dos números, formatar um caminho, uma proposta de trabalho com base em seu conhecimento das Ciências Contábeis.

Ainda, de acordo com Zulmir, a tecnologia veio para dar nova cara à carreira contábil.

“A inovação tecnológica está contribuindo para transformar, de uma vez por todas, a imagem e participação do profissional da contabilidade no mundo dos negócios, reforçando o seu papel estratégico na tomada de decisões. Vista como um sistema de informação acerca do patrimônio e das situações econômica e financeira da empresa, a contabilidade se tornou um instrumento essencial na gestão. O desafio está em se preparar para assumir esse novo papel”, disse o presidente do CFC.

Em todos os levantamentos sobre as tendências para o mercado de trabalho em 2020, é possível observar que é latente a necessidade de capacitação para a conquista de novos espaços. Recrutadores buscam profissionais preparados, com boa formação e especializações.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, afirma que o profissional da contabilidade tem expandido suas competências e que “um novo horizonte de oportunidades se descortina para aqueles que se tornaram atores e protagonistas no cenário dos negócios, colaboradores e partícipes das decisões relevantes, conselheiros em todos os momentos da vida empresarial e pilares da credibilidade para as transações”.

No entanto, ele ressalta a importância de estar preparado às mudanças. “De fato, o contador pode considerar a quarta revolução industrial como valiosa aliada, e, nesse contexto, estreitar as relações entre a profissão e a educação será fundamental para ajustar as arestas desse processo”, afirma.

 

CARREIRA CONTÁBIL: UM LEQUE DE OPORTUNIDADES

Independente do setor, se público ou privado, o egresso do curso de Ciências Contábeis terá em seu horizonte uma grande variedade de possibilidades profissionais.

Analista Fiscal, Analista Financeiro, Analista de Dados Auditor, Contador, Perito etc. Contabilidade Gerencial, de Custos, Empresarial – são apenas alguns exemplos de carreiras e áreas de atuação possíveis (há muito mais).

Para o professor Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FADISMA, Elionai Postiglione, o profissional da área contábil deve estar atento ao mercado, adaptando-se.

“São muitas possibilidades. Ele (o profissional) tem que ser capaz de se transformar, se adaptar às nuances do mercado. A carreira pode se dar como Contador em um escritório, particular ou dentro de uma empresa. Como funcionário de órgão público. Como Auditor Independente. Perito Contábil. Controller, um assessor empresarial para altas cúpulas. O contexto do mercado, hoje, exige um profissional adaptável e atento às oportunidades, porque elas estão ali”, afirma. 

Com tantos caminhos para cursar após a conclusão do curso, o reflexo se dá na taxa de empregabilidade do setor – incríveis 93%, segundo levantamento feito pela revista InfoMoney, com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Porém, não se engane! Apesar da gama de oportunidades, o profissional contábil deve estar em constante atualização, com cursos de especialização, pós-graduação ou técnicos específicos em novas tecnologias – essas serão exigências certas, em áreas variadas para diferentes carreiras.


Autor: Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará



Leia também

 Contabilidade digital Contabilidade digital

10. 03. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Você sabe o que é? Como funciona?... continue lendo


 Documentos necessários para Declaração do Imposto de Renda 2020 Documentos necessários para Declaração do Imposto de Renda 2020

05. 03. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Confira quais são os principais documentos necessários para a elaboração da Declaração do Imposto de Renda 2020... continue lendo


 Declaração IRPF 2020 Declaração IRPF 2020

27. 02. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Foram anunciadas as regras para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2020, vem conferir!... continue lendo


Categoria: Empresarial Financeiro Societário Trabalhista Contabilidade Gerencial

Artigos da categoria: Contabilidade Gerencial

Comentário




Publicidade ∇


Instagram Contabilizacao facilVem seguir a gente!

Impresso da página: https://www.contabilizacaofacil.com/artigo.php?t=A-carreira-contabil-e-as-suas-possibilidades-de-crescimento&idc=38

QR code