Registro

Como estudar contabilidade: 7 dicas valiosas para facilitar seu aprendizado.

|

As ciências contábeis representam um vasto campo de conhecimento, dividido em diversas áreas. E devido a amplitude dessas ciências, observamos que a tendência da profissão é a especialização em uma determinada área. No entanto, sabemos também que o mercado exige um profissional dinâmico e versátil, que apesar de sua especialização, saiba “um pouco de tudo”. 

Tendo em vista a quantidade de conteúdos que devem ser absorvidas, o site Contabilização Fácil elaborou 7 dicas que podem melhorar sua produtividade nos estudos e facilitar seu aprendizado. 

 

1.       Defina seus objetivos: O que você deseja alcançar por meio dos estudos? Estabeleça um objetivo para seus estudos, um desejo/sonho que sirva como motivação.

2.       Crie metas: Estabeleça prazos e atividades/ações necessárias para a realização de seu objetivo. E lembre-se de estipular recompensas para cada meta atingida, assim você terá um incentivo para cumpri-las.

3.       Defina seus horários: Para cumprir as metas traçadas e alcançar seus objetivos, uma ferramenta imprescindível é o cronograma de estudos. Nele será estabelecido sua rotina de horários, tanto de estudos quanto as de lazer e trabalho. Se você quer melhorar a eficiência dos estudos, deve ter em mente que é a organização e a disciplina são fundamentais para a produtividade. Portanto, busque cumprir seus horários.

4.       Crie uma fonte de informações confiável: As atividades praticadas pelos contabilistas são de grande responsabilidade, os profissionais devem agir sempre com prudência! E para isso, uma das orientações mais recomendadas aos profissionais é ter a base legal que justifique seus atos. Para aprofundar-se em uma matéria busque o maior número de fontes de informações confiáveis possível, como: livros, sites oficiais, normas e legislações.

Exemplos de fontes de pesquisa confiável:Comitê de Pronunciamento Contábil, CFC, Legislação brasileira, Receita Federal.

5.       Resolva exercícios: A melhor maneira de fixar um conteúdo é praticando. Resolver questões, fazer esquemas de estudo, responder testes e elaborar operações contábeis são alguns tipos de exercícios que podem auxiliar no seu aprendizado.

6.       Conheça as referências: Você já ouviu falar de Sérgio Iudícibus? E Eliseu Martins? Busque conhecer os profissionais que são referência na área e os materiais publicados por eles. 

7.       Inspire-se: A motivação é o que nos move em direção ao sucesso e nos faz superar adversidades. Inspire-se através da história de alunos, professores e profissionais de sucesso; estabeleça recompensas para cada meta alcançada durante seus estudos; busque o apoio dos amigos e familiares; mova-se!

 

Acesse aqui a matéria elaborada na Revista Veja com base no nosso artigo!!


Autor: Amanda Viana, contabilista graduada pela Universidade Federal do Ceará.




Comentário




Publicidade ∇