Registro

Como posso retificar minha declaração de imposto de renda de 2019?

|

  Sua declaração de imposto de renda caiu na malha fina ou foi enviada incompleta? Você detectou algum erro ou gostaria de incluir mais alguma informação? Saiba que, além de ser possível retificar a sua declaração, é simples e não vai te causar ônus.

  O processo de retificação da declaração de imposto de renda (DIRPF) é o mesmo que o envio da declaração original. Para substituir a declaração, abra-a no Programa de Imposto de Renda e selecione a opção “Declaração Retificadora”. Depois, digite o número do recibo de entrega da declaração anterior e faça as alterações desejadas (Lembre-se apenas que não é permitido alterar o modelo da declaração, isto é, alterar de completa para simples ou vice-versa). Por fim, basta transmiti-la novamente!

identificao do contribuinte

  Além ser fácil, o prazo para retificar a declaração é de cinco anos. Ou seja, você pode enviar sua DIRPF do ano de 2019 e retificá-la até 2024. Então aí vai uma dica para aqueles que ainda não enviaram sua declaração de imposto de renda deste ano:

  O prazo para envio da declaração ORIGINAL termina em 30/04/2019. Se você ainda não possui todas as documentações necessárias para o preenchimento, sugerimos enviar a declaração incompleta e retificá-la posteriormente. Assim, você ficará isento da multa pelo atraso na entrega da DIRPF!


Autor: Amanda Viana, contabilista graduada pela Universidade Federal do Ceará.



Leia também

 O que são Dividendos? O que são Dividendos?

29. 05. 2019, Amanda Viana, contabilista graduada pela Universidade Federal do Ceará. Dividendo é o principal benefício esperado pelos sócios. E como são contabilizados?... continue lendo


Categoria: Tributário

Artigos da categoria: Tributário

Comentário