Registro

Contabilidade digital

|

Tendo em vista o crescente desenvolvimento da tecnologia em todos os setores, era de se imaginar que tal evolução chegaria, também, aos serviços contábeis. Afinal, é possível ver que as ferramentas digitais aumentam a capacidade dos contadores de interpretar e relatar dados com mais eficiência e rapidez.

A contabilidade digital representa um novo cenário na dinâmica dos serviços contábeis. Por meio da internet e de softwares online, é possível obter uma maior integração do profissional contábil com seus clientes e fornecedores. Ademais, ao agregar conceitos de automação, inteligência artificial e análise de dados, a contabilidade digital otimiza o trabalho do contador, aumentando, também, a produtividade e diminuição de erros.

Com a contabilidade digital se diminui o fluxo de malotes com documentos físicos, além de análises manuais, digitação e arquivamento, uma vez que os processos de coleta de dados e processamento de informações são feitos em formato eletrônico através da integração do sistema de gestão (ERP) usado pelo cliente com o software contábil utilizado pelo contador.

Um exemplo disso são os extratos bancários ou os lançamentos que o setor financeiro de determinada empresa realiza, que precisam ser escriturados a fim de que no final do exercício essas informações possam ser utilizadas na tomada de decisões, que, agora, podem ser importadas para um sistema que a contabilidade executa suas atividades, permitindo assim, que o profissional contábil analise os lançamentos, adaptando a legislação contábil.

Dessa forma, otimiza-se tempo e qualidade na informação, fazendo com que o contador seja um parceiro dos donos das empresas, e os dois possam ver o crescimento da mesma.

O sistema de integração entre empresas e contadores possibilita o fácil acesso de dados aumentando a eficiência e agilidade dos processos contábeis. Logo, ao agregar a tecnologia à profissão, esses sistemas tornam as tarefas mais eficientes e valorizam o profissional contábil, que passa a ser, também, um consultor.

A proposta da contabilidade digital não é de substituir pessoas por computadores, mas sim, incorporar a evolução tecnológica para aprimorar os resultados. Fato esse que corrobora com o nosso artigo anterior que fala sobre as perspectivas da carreira contábil.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA CONTABILIDADE DIGITAL?

  • Aumento da produtividade;
  • Redução dos custos;
  • Automatização de processos;
  • Menos erros;
  • Facilidade de acessar e receber arquivos;
  • Redução do tempo das tarefas;
  • Entrega de informações precisas em tempo real;
  • Escalabilidade;
  • Valorização do profissional contábil.

Diante disso, é possível concluir que a cada dia que passa, o contador tem a possibilidade de atuar analisando os dados produzidos a cada fato contábil gerado por determinada empresa, e auxiliar os gestores a tomarem as melhores decisões. E dentro desse cenário, a contabilidade digital é a contabilidade moderna, onde a tecnologia produz o que for repetitivo, para que o mais importante seja feito por contadores capacitados: que é a análise das informações geradas.

O modelo de contabilidade digital conecta as empresas aos contadores. Uma medida simples, que contribui significativamente para a melhoria da produtividade, redução de custos e simplificação de processos. Logo, faz-se necessário que o profissional contador conheça as novas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado e deixe que elas impulsionem seu negócio.


Autor: Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará



Leia também

 Aplicação da IFRS 9 em relação à COVID-19 Aplicação da IFRS 9 em relação à COVID-19

04. 04. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará IASB orienta acerca da aplicação da IFRS 9 - Instrumentos Financeiros tendo em vista a incerteza resultante da COVID-19.... continue lendo


 Possíveis impactos do COVID-19 nas demonstrações contábeis Possíveis impactos do COVID-19 nas demonstrações contábeis

18. 03. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará CFC alerta sobre possíveis impactos nas demonstrações contábeis e outros temas relacionados à contabilidade devido à pandemia de Coronavírus.... continue lendo


 Documentos necessários para Declaração do Imposto de Renda 2020 Documentos necessários para Declaração do Imposto de Renda 2020

05. 03. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Confira quais são os principais documentos necessários para a elaboração da Declaração do Imposto de Renda 2020... continue lendo


Categoria: Empresarial Financeiro Societário Contabilidade Gerencial

Artigos da categoria: Contabilidade Gerencial

Comentário




Publicidade ∇


Instagram Contabilizacao facilVem seguir a gente!

Impresso da página: https://www.contabilizacaofacil.com/artigo.php?t=Contabilidade-digital&idc=42

QR code