Registro

Demonstrações Contábeis

|

Segundo o Comitê de Pronunciamento 26, a finalidade das demonstrações contábeis é a representação do desempenho da entidade e de sua posição patrimonial e financeira, com o objetivo de proporcionar informações úteis aos usuários em suas avaliações e tomadas de decisões econômicas, além de apresentar o resultado da administração.

O conjunto de demonstrações inclui: o balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração do resultado abrangente, demonstração das mutações do patrimônio líquido do período, demonstração de fluxo de caixa, demonstração do valor adicionado e notas explicativas.

 

1. Balanço Patrimonial - BP

O balanço patrimonial compreende os elementos do ativo, passivo e patrimônio líquido. Seu objetivo é apresentar a posição patrimonial e financeira da empresa em determinado período.

 

2. Demonstração do Resultado do Exercício - DRE

A demonstração do resultado do exercício deve apresentar as receitas, os custos, as despesas e os ganhos e as perdas, definindo o lucro ou prejuízo líquido do exercício. Sua finalidade é apurar o resultado econômico de determinado período.

   

3. Demonstração de Fluxo de Caixa - DFC

A demonstração de fluxo de caixa apresenta informação sobre as entradas e saídas da entidade, permitindo aos usuários avaliar a capacidade de geraração de caixa e equivalentes de caixa, assim como a necessidade da utilização desse grupo.



4. Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL

A demonstração de mutações do patrimônio líquido evidencia as movimentações que ocorrem no patrimônio líquido durante determinado período como, por exemplo, as integralizações de capital, os ajustes de exercícios anteriores, o resultado do exercício, a formação e a utilização de reservas, os dividendos, os ajustes de avaliação patrimonial, etc.

5. Demonstração do Resultado Abrangente - DRA

A demonstração do resultado abrangente compreende o resultado do exercício e as variações do patrimônio líquido que poderão transitar pelo resultado do período.


6. Demonstração do Valor Adicionado - DVA

A demonstração do valor adicionado tem como finalidade prestar informações sobre a riqueza econômica criada pela empresa como resultado de seus esforços e a forma como essa riqueza é distribuída entre os seguintes fatores: pessoal, impostos e remuneração de capital de terceiros.

De forma geral, a demonstração inclui as receitas, os custos de materiais, os encargos com depreciação, amortização e exaustão, os resultados de equivalência patrimonial, as receitas financeiras e os fatores de distribuição.


7. Notas Explicativas

As notas explicativas apresentam informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e das políticas contábeis específicas utilizadas, provendo, inclusive, informação adicional que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis, mas que seja relevante para sua compreensão.

Deve informar as mudanças na política contábil, fontes de incerteza na estimativa, informações que permitam a avaliação dos objetivos, políticas e processos de gestão de capital, instrumentos financeiros com opção de venda classificados no patrimônio líquido, dividendos propostos, entre outros.


Autor: www.contabilizacaofacil.com



Leia também

 Planos de Benefícios de Aposentadoria: Contabilização Planos de Benefícios de Aposentadoria: Contabilização

04. 12. 2018, www.contabilizacaofacil.com Os planos de benefícios de aposentadoria são conhecidos também como “planos de benefícios previdenciários”, “planos de pensão” e “planos de aposentadoria”.... continue lendo


 Escrituração contábil Escrituração contábil

24. 10. 2018, www.contabilizacaofacil.com A escrituração contábil consiste no registro de todos os fatos contábeis, em livros próprios, através de contas contábeis.... continue lendo



Com tópico 'Demonstrações Contábeis' relacionado também a este teste

Demonstrações Contábeis, 6 perguntas Iniciar o quiz »


Comentário