Registro

Dia livre de impostos: por dentro do movimento.

|

No dia 30 de maio ocorre o Dia Livre de Impostos, um movimento organizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas Jovem (CDL), em protesto a carga tributária exorbitante paga sobre produtos. Nesse dia, as lojas participantes, que hoje somam aproximadamente 2494 estabelecimentos, segundo a CDL, comercializam seus produtos com descontos correspondentes aos impostos que incidem sobre eles.

Esse movimento de protesto reflete a insatisfação da população perante a alta carga tributária de nosso país, visto a quantidade de tributos existentes em nosso sistema e o percentual de incidência deles. No Brasil, a arrecadação de tributos é feita pelo Município, pelo Estado e pela União.

Pode ser citado como exemplo de tributos municipais o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e o Imposto sobre Propriedade Urbana (IPTU).

Já como exemplo de tributos estaduais, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), o Imposto sobre Veículo Automotivo (IPVA) e o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis e Direitos (ITBI).

E, por fim, os tributos sob a competência da União, que abrangem o PIS, a COFINS, o INSS, o Imposto de Renda, o Imposto sobre Produto (IPI), o Imposto sobre Importação, o Imposto sobre o Território Rural e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Deu pra ter uma ideia do tanto de imposto que os brasileiros pagam? E como se não fosse suficiente, as alíquotas ainda são altas! Para mostrar o peso desses impostos, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) realizou um estudo sobre a carga tributária incidente nos principais produtos consumidos durante a época junina, que incluem também itens básicos do consumo.

IBTP

¹Fontes:Dia Livre de Impostos, Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário e G1.

² Fonte do estudo : https://bit.ly/2Od7lKZ.


Autor: Amanda Viana, analista tributário graduada pela Universidade Federal do Ceará.



Leia também

 Alíquota de ICMS sobre bebidas alcoólicas pode chegar a 39%. Alíquota de ICMS sobre bebidas alcoólicas pode chegar a 39%.

31. 08. 2019, Amanda Viana, contabilista graduada pela Universidade Federal do Ceará. Você sabia que nós pagamos cerca de 52,24% de impostos sobre bebidas? Veja as alíquotas de ICMS sobre bebidas alcoólicas para cada Estado e quais são impostos incidem sobre elas.... continue lendo


 Nem todo tributo é imposto! Nem todo tributo é imposto!

25. 07. 2019, Amanda Viana, analista tributária graduada pela Universidade Federal do Ceará. Você sabe a diferença entre tributo e imposto? Entenda cada conceito e descubra que nem tudo que é arrecadado pelo governo é imposto.... continue lendo


Categoria: Tributário

Artigos da categoria: Tributário

Comentário




Publicidade ∇

Impresso da página: https://www.contabilizacaofacil.com/artigo.php?t=Dia-livre-de-impostos-por-dentro-do-movimento-&idc=14

QR code