Registro

Escrituração contábil

|

A escrituração contábil consiste no registro de todos os fatos contábeis, em livros próprios, através de contas contábeis.

As contas contábeis são agrupamento de operações que provocam diminuições e aumentos no componentes patrimoniais. Por exemplo: os salários devidos aos funcionários em cada período devem ser registrados em uma conta de despesa com empregados.

A conta contábil pode ser classificada em analítica ou sintética. A conta sintética é uma conta que pode ser dividida em várias subcontas, que serão chamadas de contas analíticas. Por exemplo:


Conta Sintética

Conta Analítica

1.1. Caixa

1.1.1. Caixa Flutuante

1.1.2. Fundo Fixo 01

1.1.3. Fundo Fixo 02


As contas contábeis são agrupadas de forma ordenada em um Plano de Contas, no qual as empresas podem criar, editar e alterar contas de acordo com as operações que deverão ocorrer e com a natureza de suas atividades.

Todas as transações que a entidade realizar devem ser registradas em livros contábeis próprios, como o Livro Diário e o Livro Razão. No Livro Diário ocorre o registro de todas as operações realizadas por uma entidade, em ordem cronológica, devendo cumprir os seguintes requisitos: data de operação, conta a ser debitada, conta a ser creditada, histórico da operação e valor monetário da operação.

O Livro Razão, por sua vez, tem como objetivo demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no Livro Diário e que constam no Balanço Patrimonial.


Exemplo de Lançamento no Livro Diário:

01/01/2018

D- Estoque de Mercadorias 120,00

C- Caixa 120,00

Histórico: Compra à vista de mercadoria para revenda, conforme NF 13, emitida pelo Fornecedor JBL Eletrônicos S.A.


Exemplo de Lançamento no Livro Razão:

Conta Caixa

Data Lanc.

Lanc.

Doc.

Histórico

Débito

Crédito

Saldo

N.

       

Saldo Anterior

 

1.200,00

D

05/10/2018

0123

0021

Venda a vista conforme NF 0021

230,00

 

1.430,00

D

05/10/2018

0124

0023

Venda a vista conf. NF 0023

320,00

 

1.750,00

D

06/10/2018

0125

329

Compra a vista de material de escritório conforme NF 329.

 

150,00

1.600,00

D

Total

550,00

150,00

1.600,00

D



É importante ressaltar que para cada operação realizada, independente do documento de registro, ocorre o lançamento das entradas e saídas relacionadas ao evento, em virtude a adoção do método de partidas dobradas, que defende que cada débito em uma ou mais contas corresponder a crédito em uma ou mais contas.

Os lançamentos contábeis de débito são registrados sempre no lado direito do razonete T e tem como consequência o aumento do valor total das contas de natureza devedora (contas de saldo positivo que aumentam quando ocorre a aplicação de recursos, como os ativos e as despesas) e a redução do valor total das contas de natureza credora (conta que tornam-se positivas ao originar obrigações, como passivo, patrimônio líquido e receita). Em contrapartida, o lançamento de créditos serão realizados sempre do lado esquerdo, e seus efeitos serão opostos ao lançamento do débito.

Em suma, o processo de escrituração contábil exige que o profissional compreenda as definições básicas de débito e crédito, aplique o mecanismo das partidas dobradas e conheça a estrutura do sistema contábil.



Autor: www.contabilizacaofacil.com



Leia também

 Planos de Benefícios de Aposentadoria: Contabilização Planos de Benefícios de Aposentadoria: Contabilização

04. 12. 2018, www.contabilizacaofacil.com Os planos de benefícios de aposentadoria são conhecidos também como “planos de benefícios previdenciários”, “planos de pensão” e “planos de aposentadoria”.... continue lendo


 Patrimônio Líquido: Conceitos fundamentais Patrimônio Líquido: Conceitos fundamentais

19. 11. 2018, www.contabilizacaofacil.com Patrimônio líquido representa os investimentos dos proprietários mais o lucro acumulado no decorrer dos anos, retido na empresa.... continue lendo


 Princípios Fundamentais da Contabilidade Princípios Fundamentais da Contabilidade

15. 10. 2018, www.contabilizacaofacil.com Os Princípios Fundamentais da Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Contabilidade.... continue lendo



Com tópico 'Escrituração contábil' relacionado também a este teste

Elementos Básicos do Ativo, 6 perguntas Iniciar o quiz »


Comentário