Registro

Introdução à Contabilidade

|

Para dar início aos estudos na contabilidade, faz-se necessário entender, primeiramente, quais os principais conceitos, o seu objeto de estudo, bem como a sua principal finalidade. Para isso, preparamos esse resumo que vai facilitar a sua compreensão!

A Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).

Através dela é fornecido o máximo de informações úteis para as tomadas de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa, estudando, registrando e controlando o patrimônio.

Em resumo, a Contabilidade abrange um conjunto de técnicas que visam controlar o patrimônio das organizações mediante a aplicação do seu grupo de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios, medindo, interpretando e informando os fatos contábeis aos donos das empresas.

Todas as movimentações existentes no patrimônio de uma entidade são registradas pela Contabilidade, que resume os fatos em forma de relatórios e entrega-os aos interessados em saber como está indo a situação da empresa.

Através desses relatórios são analisados os resultados alcançados e, então, a partir daí são tomadas decisões em relação aos acontecimentos futuros. Logo, a Contabilidade é a responsável pela escrituração (registro em livros próprios) e apuração destes resultados e é só através dela que há condições para se apurar o lucro ou prejuízo em determinado período.

OBJETO DE ESTUDO

Tem-se por objeto de estudo o Patrimônio das entidades/empresas (pessoa jurídica) ou das pessoas (pessoa física). Este patrimônio é administrável e está sempre em constante mudança.

Na contabilidade, trata-se a pessoa jurídica da entidade como distinta da pessoa física do proprietário. Sendo assim, a contabilidade é formada para a entidade e não para seus respectivos donos, estando voltada para os estudos da empresa pessoa jurídica.

FINALIDADE

A Ciência Contábil desenvolve suas funções em torno do patrimônio como meio para alcançar sua finalidade.

Logo, tem por finalidade registrar fatos e produzir informações que possibilitem ao dono do patrimônio o controle (certificar-se de que a organização está atuando de acordo com os planos e políticas traçados) e planejamento (decidir qual curso tomar para atingir com mais rapidez, eficiência e eficácia o objetivo proposto) de como agir no seu patrimônio.


Autor: Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará



Leia também

 Ponto de Equilíbrio Contábil Ponto de Equilíbrio Contábil

08. 12. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Você sabe como se calcula e para que serve o Ponto de Equilíbrio Contábil?... continue lendo


 Vamos falar de Débito e Crédito? Vamos falar de Débito e Crédito?

27. 10. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Débito e crédito na contabilidade são termos diferentes do que a gente utiliza no dia a dia. Vamos entender melhor a diferença?... continue lendo


 O que são Demonstrações Contábeis? O que são Demonstrações Contábeis?

24. 10. 2018, Amanda Viana, contabilista graduada pela Universidade Federal do Ceará. O que são demonstrações contábeis? Quais são? Para que servem?... continue lendo


Categoria: Empresarial Societário Contabilidade Gerencial

Artigos da categoria: Contabilidade Gerencial

Comentário




Publicidade ∇


Instagram Contabilizacao facilVem seguir a gente!

Impresso da página: https://www.contabilizacaofacil.com/artigo.php?t=Introducao-%C3%A0-Contabilidade&idc=79

QR code