Registro

O que é empréstimo consignado?

|

Empréstimo consignado é a modalidade na qual o empréstimo é adquirido por um empregado celetista (disciplinado pelo regime da CLT), junto a uma instituição financeira de sua escolha, onde ele autoriza, de forma irrevogável e irretratável, o desconto das parcelas em folha de pagamento.

Nesse caso, o empregador fica obrigado a efetuar os descontos autorizados pelo empregado, inclusive sobre as verbas rescisórias, e repassar o valor à instituição consignatária conforme condições previstas na legislação e em regulamento. Desse modo, é também responsável por informar no demonstrativo de rendimentos do empregado os valores descontados mensalmente decorrentes de cada operação de empréstimo e de seu custo operacional.

Nesse tipo de operação, o empregador não é corresponsável pelo pagamento dos empréstimos, mas pode responder solidariamente perante a instituição financeira consignatária caso deixe de reter ou repassar os valores devidos.

Vale ressaltar que aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social podem autorizar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a proceder à retenção dos valores referentes à amortização do empréstimo consignado.

 

Contabilização do valor referente a amortização do empréstimo

 

1)Retenção do valor

D- 2120121201.Salários a Pagar

C- 2140421404.Empréstimos Consignados (PC)

 

2)Repasse

D- 2140421404.Empréstimos Consignados (PC)

C- 1110211102.Banco

 

Fontes: Lei 10.820/2003.


Autor: Amanda Viana, contabilista graduada pela Universidade Federal do Ceará.



Comentário




Publicidade ∇

Impresso da página: https://www.contabilizacaofacil.com/artigo.php?t=O-que-e-emprestimo-consignado-&idc=18

QR code