Registro

O que são Dividendos?

|

Dividendos, nada mais, é do que a renda dos sócios acionistas, o principal benefício que eles esperam ter daquele ativo. Contabilmente falando, é a parcela do lucro apurado que é distribuída após o encerramento do exercício social.

Você sabia que os dividendos podem ser classificados como obrigatórios ou propostos? A Lei 6.404/76 estabeleceu que a empresa deve determinar um percentual mínimo de distribuição do lucro aos acionistas em seu Estatuto, denominado dividendo obrigatório mínimo. Já os dividendos que são propostos pela administração e que excedem ao mínimo obrigatório são classificados como propostos.

Esses dois tipos de dividendos serão contabilizados de forma diferente. Ao apurar o lucro, a empresa deve registrar os dividendos obrigatórios no Passivo, enquanto os propostos são registrados no Patrimônio Líquido.

D- Lucros Acumulados

C- Dividendos Obrigatórios (Passivo)

C- Dividendo Adicional Proposto (PL)

E quando os acionistas são pessoa jurídica, eles também contabilizam o recebimento desses dividendos? A resposta é: Sim! Veja nosso artigo “Como contabilizar dividendos recebidos de Ações” para saber como eles são registrados!

 

Teste o que você aprendeu em Como contabilizar dividendos.


Autor: Amanda Viana, contabilista graduada pela Universidade Federal do Ceará.



Categoria: Societário Contabilidade Gerencial

Artigos da categoria: Contabilidade Gerencial

Com tópico 'O que são Dividendos?' relacionado também a este teste

Como contabilizar dividendos?, 5 perguntas Iniciar o quiz »


Comentário