Registro

Obrigações Acessórias do Lucro Real

|

Enquanto o Simples Nacional tem todo um cuidado para promover celeridade em todos os aspectos, o regime do Lucro Real é um pouco mais complexo.

Isso porque, o pagamento de cada imposto deve ser efetuado separadamente e em datas diferentes.

Nesta modalidade, o valor é calculado mediante a receita anual bruta da empresa, podendo sofrer variações de um empreendimento para outro. 

Livro Razão

Este documento é um complemento ao livro diário, realizado perante o mesmo padrão.

A diferença mínima é que pode ser considerado como um capítulo do anterior, responsável por apresentar o parâmetro geral das informações com maiores detalhes. 

Livro Diário

Este se trata de um documento detalhado, contendo todos os registros referentes a operações de rotina da empresa, com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade, responsáveis por oficializar o livro.

É preciso que os lançamentos diários sejam separados por meses, no intuito de facilitar a organização, requerendo também, a indexagem de demais documentos eletrônicos impressos que no final do livro diário. 

Livro Caixa

O livro caixa é responsável por reunir somente os pagamentos e recebimentos da empresa, de uso exclusivo da equipe de contabilidade, atuando como uma ferramenta auxiliar ao fluxo de entrada e saída das finanças.

Contudo, já que ele representa uma informação que já está presente no livro diário, ele não é obrigatório para todas as empresas. 

Livro de Registro de Entradas

Também de responsabilidade de empresas que comercializam algum tipo de produto, este documento serve para compilar dados referentes a compras de mercadorias e matérias-primas, bem como, detalhar informações sobre os fornecedores.

O livro de registro de entradas, é essencial para auxiliar a fiscalização de compras realizadas pela empresa, bem como, indicar o pagamento das alíquotas incidentes sobre cada produto.

Vale ressaltar que, ações como a contratação de serviços de transporte e comunicação equivalentes aos produtos também devem ser notificadas no documento. 

Livro de Registro de Inventário

Este documento requer uma análise planejada, de modo que, na data definida, deve haver a junção de dados referentes aos produtos e matérias presentes do estoque da empresa.

É este livro que ajuda o empreendedor a acompanhar e organizar os números do estoque.

Em contrapartida, também proporciona informações relevantes sobre as compras e vendas do empreendimento, destacando o resultado das vendas mediante prazos distintos. 

Livro de Registro de Duplicatas

Exclusivo das empresas do setor comercial, o livro de registro de duplicatas tem o intuito de catalogar todas as vendas que devem ser pagas dentro de um período igual ou superior a 30 dias.

O documento requer informações detalhadas sobre o comprador, bem como, modo de pagamento e alternativas para negociações e adiamento da data de recebimento, caso seja necessário.

A ferramenta é bastante utilizada por empreendimentos de grande porte para o controle das vendas, além de, também auxiliar na elaboração de um perfil de cada cliente. 

Livro para Registro Permanente de Estoques

Este documento é essencial e obrigatório para as empresas que atuam mediante a comercialização de produtos, construção de imóveis e também, loteamento de terras que serão vendidas.

Portanto, os demais tipos de negócios estão dispensados da apresentação deste documento.

Em resumo, o livro indica quais produtos estão ou não presentes no estoque, no intuito de assegurar o montante correspondente aos produtos presentes no estoque.

Além disso, há especificações que podem otimizar a rotina tanto da equipe, quanto do empreendedor. 

Livro de Movimentação de Combustíveis

Este documento é específico aos empreendimentos que revendem combustível.

O livro deve conter dados sobre as entradas e saídas do produto, bem como, a quantidade e valores, e o balanço diário do estoque no fim de cada expediente.

Esta obrigação equivale à contribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), da mesma forma como, a maioria dos itens citados anteriormente. 


Autor: Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará



Leia também

 Obrigações Acessórias do Simples Nacional Obrigações Acessórias do Simples Nacional

18. 12. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Quais são as obrigações acessórias atribuídas ao Simples Nacional? Vem conferir (:... continue lendo


 Obrigações Acessórias Obrigações Acessórias

14. 12. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará O que são as obrigações acessórias e qual a sua relevância?... continue lendo


 Lucro Real: sabia que nem é tão complexo assim? Lucro Real: sabia que nem é tão complexo assim?

16. 10. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Neste artigo desmistificamos alguns dos principais receios acerca do Lucro Real, além de mostrar as vantagens e desvantagens! Confere aqui (:... continue lendo


Categoria: Tributário Empresarial Financeiro Contabilidade Gerencial

Artigos da categoria: Contabilidade Gerencial

Comentário




Publicidade ∇


Instagram Contabilizacao facilVem seguir a gente!

Impresso da página: https://www.contabilizacaofacil.com/artigo.php?t=Obrigacoes-Acessorias-do-Lucro-Real&idc=75

QR code