Registro

Qual a diferença entre balanço patrimonial e balancete?

|

A contabilidade vem assumindo um papel importante dentro das empresas principalmente no que diz respeito às demonstrações e relatórios contábeis. Tal fato ocorre uma vez que o sucesso de qualquer empresa tem como base as ações tomadas por seus gestores e, para tanto, esses profissionais utilizam-se de relatórios a fim de identificar qual é a real situação das suas empresas, bem como quais são as melhores opções.

Dentro desse cenário, surge a figura de dois relatórios/demonstrações contábeis que são bastante utilizadas pelos gestores: Balanço Patrimonial e Balancete. Entretanto, há algumas dúvidas quanto a diferença entre os dois, por isso, confere aqui que vamos te explicar (:

 

O QUE É BALANÇO PATRIMONIAL?

O balanço patrimonial faz parte do conjunto de demonstrações contábeis obrigatórias para as empresas, podendo até ser considerado a mais importante delas.

Esse relatório descreve a situação da empresa, geralmente, em âmbito anual, ou seja, ele será elaborado a cada término do exercício (porém é válido ressaltar que dependendo da atividade da empresa o exercício dela pode não ser anual). Com isso, é possível apurar de forma quantitativa e qualitativa a situação patrimonial da entidade.

 

O QUE É O BALANCETE?

Enquanto isso, o balancete também faz parte dos relatórios contábeis, porém não tem caráter obrigatório. Ele é um suporte para a tomada de decisão, pois pode ser emitido no período que o empreendedor desejar.

Esse demonstrativo é muito importante uma vez que pode ser usado em períodos preestabelecidos. Isto é, esse relatório pode ser emitido de forma mensal, quinzenal ou semestral, dependendo da estratégia de cada empresa.

Dessa forma, percebe-se que as principais diferenças observadas até aqui entre o balanço e balancete são a sua obrigatoriedade e periodicidade. Quanto à composição, tem-se que:

 

COMPOSIÇÃO DO BALANÇO PATRIMONIAL

O balanço é composto por três elementos:

  • Ativo: representa as contas de bens e direitos, tais como, imóveis, estoque, ações, caixas e equivalentes de caixas, entre outros;
  • Passivo: são as obrigações, tais como contas a pagar, juros, empréstimos;
  • Patrimônio líquido: são todos os recursos próprios da empresa, o valor do patrimônio será a diferença positiva entre o ativo e o passivo.

No balanço patrimonial é possível apurar o resultado do ano. Esse resultado é transferido para destinação prevista, podendo ser dividendos, lucros a pagar, reservas ou prejuízos acumulados.

 

COMPOSIÇÃO DO BALANCETE

O balancete pode ser considerado um “mini balanço”, pois apresenta todas as contas e seus respectivos saldos. A partir dele, é possível realizar uma verificação dos débitos e créditos lançados, prevenindo possíveis erros. Assim, basta analisar os lançamentos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas. Isto é, se para cada débito lançado, existe um crédito.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DESSES DOIS RELATÓRIOS?

Como dito anteriormente, o balancete não é obrigatório. Porém, ainda assim, esse relatório demonstra de forma muito eficiente as transações que ocorreram na empresa. Ademais, suas contas mantêm seus saldos na mudança de exercício.

Enquanto isso, o balanço patrimonial é obrigatório para quase todas as empresas, com exceção do MEI (microempreendedor individual). E, nesse caso, todas as contas de resultado são zeradas para compor a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).

É válido ressaltar que é por meio do balanço que as instituições financeiras e outras entidades verificam a situação da empresa. Logo, ele se torna um relatório também para usuários externos.


Autor: Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará



Leia também

 Resumo sobre Consolidação das Demonstrações - NBC TG 36. Resumo sobre Consolidação das Demonstrações - NBC TG 36.

30. 04. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Elaboramos um resumo sobre consolidação das demonstrações, vem conferir! (:... continue lendo


 Resumo sobre Estoques - CPC 16/NBC TG 16. Resumo sobre Estoques - CPC 16/NBC TG 16.

24. 04. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Elaboramos um resumo sobre mensuração e registro de estoques, vem conferir! (:... continue lendo


 Principais naturezas jurídicas das empresas Principais naturezas jurídicas das empresas

22. 01. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Você sabe as diferenças entre as principais naturezas jurídicas das empresas?... continue lendo


Categoria: Empresarial Financeiro Societário Contabilidade Gerencial

Artigos da categoria: Contabilidade Gerencial

Com tópico 'Qual a diferença entre balanço patrimonial e balancete?' relacionado também a este testes

Patrimônio, 6 perguntas após o registo »
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), 5 perguntas após o registo »
Balanço Patrimonial, 7 perguntas após o registo »


Comentário




Publicidade ∇


Instagram Contabilizacao facilVem seguir a gente!

Impresso da página: https://www.contabilizacaofacil.com/artigo.php?t=Qual-a-diferenca-entre-balanco-patrimonial-e-balancete-&idc=36

QR code