Registro

Vamos falar de Débito e Crédito?

|

Na contabilidade as palavras Débito e Crédito possuem significados bastante diferentes daqueles que são utilizados na linguagem cotidiana.

É errado associar o débito e o crédito da contabilidade com “subtração” e “adição” do financeiro. Logo, o correto é associá-los aos termos Destino e Origem, respectivamente.

O QUE É UM DÉBITO E UM CRÉDITO, ENTÃO?

Debitar significa registrar na coluna do Débito de uma conta, para aumentar o seu valor (se a conta representa um Bem ou um Direito), ou para diminuir seu valor (se a conta representa uma obrigação).

Creditar significa registrar uma importância na coluna de Crédito de uma conta, para aumentar seu valor (se a conta representa uma obrigação), ou para diminuir seu valor (se a conta representa um Bem ou Direito).

Há duas formas de os lançamentos débito e crédito serem representados:

  • D- Estoque
    C- Bancos

ou

  • Estoque
    a Bancos

No primeiro caso, "D" e "C" significam débito e crédito, respectivamente. Enquanto isso, no segundo caso, o "a" sinaliza crédito, sem a necessidade de colocar as letras "D" antes da conta Estoque e “C” antes da conta Bancos. É válido ressaltar que a primeira opção é a mais utilizada.

Logo, Débito é a aplicação de recurso, enquanto Crédito é a origem do recurso aplicado. Ou seja, quando um contador faz um lançamento a débito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço destina-se àquela conta. Porém, quando ele faz um lançamento a crédito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço teve origem naquela conta.

Exemplo: Uma empresa comprou um terreno do valor de R$ 100.000,00. Para pagar à vista, foi usado o dinheiro disponível no caixa da empresa. O lançamento do registro destas duas contas será da seguinte forma:

D- Imóveis (O terreno teve destino na conta em questão, já que faz parte dos imóveis da empresa.)
C- Caixa (O lançamento teve origem na conta Caixa, já que foi pago à vista com o dinheiro da empresa.)

Se uma conta recebe algo ou assume o compromisso de entregar algo, é debitada. Se uma conta entrega algo ou adquire o direito de receber algo, é creditada.

CONTA NATUREZA AUMENTOS DIMINUIÇÕES
Ativo Devedora D C
Passivo Credora C D
Despesa Devedora D C
Receita Credora C D
Patrimônio Líquido Credora C D

 

OBS.: Para corrigir um erro em um lançamento contábil, não se apaga o lançamento! Para corrigi-lo, faz-se o registro contrário. Um débito anula um crédito e vice-versa (operação conhecida como estorno). Pode-se usar para corrigir os erros em geral (inversão das contas, lançamentos em duplicidade, omissão de lançamentos, erro no valor, etc.) vários tipos de métodos, como por exemplo, estorno do lançamento, lançamento retificativo, lançamento complementar e, também, ressalva por profissional qualificado. O importante é que tudo precisa ser registrado e devidamente corrigido ao invés de apagado.


Autor: Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará



Leia também

 Fatos contábeis: o que são? Fatos contábeis: o que são?

14. 10. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Vem conferir quais são os fatos contábeis e como diferenciá-los! (:... continue lendo


 Estrutura da DRE e da DRA Estrutura da DRE e da DRA

29. 06. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Você sabe como é a estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e da Demonstração do Resultado Abrangente (DRA)? Vem conferir! (:... continue lendo


 Estrutura do Balanço Patrimonial Estrutura do Balanço Patrimonial

20. 06. 2020, Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará Elaboramos um resumo dos principais conceitos presentes num Balanço Patrimonial e um modelo de estrutura (:... continue lendo


Categoria: Empresarial Financeiro Societário Contabilidade Gerencial

Artigos da categoria: Contabilidade Gerencial

Comentário




Publicidade ∇


Instagram Contabilizacao facilVem seguir a gente!

Impresso da página: https://www.contabilizacaofacil.com/artigo.php?t=Vamos-falar-de-Debito-e-Credito-&idc=71

QR code