Registro

Vantagens em fazer a Declaração do Imposto de Renda

|

A transmissão da Declaração do Imposto de Renda anual é obrigatória para todos que obtiveram ganhos ou rendimentos superiores a R$ 28.559,70 no ano calendário anterior. Todavia, grande maioria dos brasileiros não sabe é que, ao declarar impostos de renda, o contribuinte pode gozar de alguns benefícios.

E o mais importante: até mesmo pessoas que obtiveram rendimento inferior ao mínimo exigido para a declaração, possuem benefícios ao prestar informações sobre seus ganhos e rendimentos por meio da Declaração do Imposto de Renda.

 

POR QUE DEVO DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA?

O principal motivo seria a restituição de valores. Isso ocorre tendo em vista que as empresas retêm de seus funcionários um determinado valor, a título de pagamento do Imposto de Renda.

Logo, para esses contribuintes, o objetivo principal da Declaração do Imposto de Renda é mostrar à Receita Federal que seus ganhos — deduzidas as despesas — foram inferiores ao valor mínimo exigido para pagamento do tributo. Assim sendo, eles recebem do órgão o devido montante que foi pago ao longo do ano.

Esse processo é conhecido pelo nome de Restituição do Imposto de Renda.

 

QUAIS BENEFÍCIOS?

Além disso, outra grande vantagem tem relação com a emissão de passaportes e vistos para viagens internacionais, tendo em vista que os consulados de alguns países permitem que o candidatado ao visto apresente a sua declaração para fins de uma comprovação mais efetiva sobre seu trabalho, família e — principalmente — patrimônio. Logo, para conseguir visto de alguns países, a apresentação dessa declaração é obrigatória.

 

EVITA PROBLEMAS COM A RECEITA FEDERAL

Algumas pessoas têm problemas com a Receita Federal que poderiam ter sido evitados se a Declaração do Imposto de Renda fosse devidamente transmitida. É comum observar pessoas que durante anos guardaram suas economias para adquirir algum bem mais oneroso, como uma casa, terreno e até mesmo um veículo.

Esse acréscimo no patrimônio pode chamar a atenção da Receita Federal. Sendo assim, é de extrema importância que pessoas que juntam dinheiro para aquisições futuras façam a Declaração do IR e informem tais valores.

 

AJUDA NA ABERTURA DE UM NEGÓCIO

Ademais, a cada ano cresce o número de pessoas que decidem empreender, montar o seu próprio negócio ou trabalhar como autônomo(a). Muitos desses empresários não conseguem ter um documento de comprovação de renda aceito por bancos e financeiras.

É comum ver instituições financeiras rejeitarem documentos como a DECORE ou declarações de rendimentos simples, mesmo que assinadas e com firma reconhecida em cartório.

Entretanto, declarar Imposto de Renda é uma excelente alternativa para acabar com esse problema. A Declaração do IR é um comprovante de rendimentos aceito por concessionárias com objetivo de financiamento de veículos, financiamentos imobiliários, empréstimos bancários, e até mesmo para comprovar renda ao requerer lucros cessantes em caso de sinistros de veículos.

 

FIZ A TRANSMISSÃO DA DECLARAÇÃO DO IR FORA DO PRAZO, E AGORA?

Aquelas pessoas que perdem o prazo de envio podem fazer a transmissão, entretanto, pagarão uma multa de, no mínimo, R$165,74, que pode chegar até 20% do valor do imposto. Porém, mesmo que o período máximo para envio tenha passado, os benefícios citados acima ainda têm efeitos.

Sendo assim, apesar de ser obrigatória a transmissão, mesmo que fora do prazo, o contribuinte ainda terá direito à Restituição — caso se encaixe nos critérios — e demais comprovações. Enfatizando, mais uma vez, a importância de transmitir essa declaração.

 

NÃO SEI PREENCHER A DECLARAÇÃO, POR ISSO NÃO VOU FAZER

Bom, é comum que algumas pessoas sintam dificuldade ao preencher a Declaração do Imposto de Renda, mas, para isso, a Receita Federal em seu website montou uma aba com as principais dúvidas e, além disso, o próprio sistema é bastante intuitivo e possui tutoriais.

Se mesmo assim você ainda tiver dúvidas, é válido consultar um contador que possa tirar suas dúvidas ou até mesmo prestar esse serviço.

Bom, agora que você já sabe as vantagens e como proceder caso não saiba preencher a declaração, que tal aproveitar e ficar em dia com o Leão? O prazo este ano vai até dia 30 de abril de 2021.


Autor: Andrezza Espíndola, mestranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará



Categoria: Tributário Societário

Artigos da categoria: Societário

Com tópico 'Vantagens em fazer a Declaração do Imposto de Renda' relacionado também a este teste

Você sabe quais os requisitos para declarar o Imposto de Renda 2021?, 10 perguntas Iniciar o quiz »


Comentário




Publicidade ∇


Instagram Contabilizacao facilVem seguir a gente!

Impresso da página: https://www.contabilizacaofacil.com/artigo.php?t=Vantagens-em-fazer-a-Declaracao-do-Imposto-de-Renda&idc=82

QR code